sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Realismo



Na literatura :


O realismo na Literatura manifesta-se na prosa. A poesia da época vive o parnasianismo. O romance-social, psicológico e de tese - é a principal forma de expressão. Deixa de ser apenas distração e torna-se veículo de crítica a instituições, como a Igreja Católica, e à hipocrisia burguesa. A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta.


Na pintura :


A pintura do Realismo começou por manifestar-se no tratamento da paisagem, que se despiu da exaltação e personificação românticas para se ater, simplesmente, na reprodução desapaixonada e neutra, do que se oferece à vista do pintor. Passou, depois, aos temas do quotidiano, que tratou de forma simples e crua.


Na música :

Enquanto a música nos períodos anteriores podia ser identificada por um único estilo, comum a todos os compositores da época, na segunda metade do século XIX ela mostra-se como uma mistura de muitas tendências. A maioria das tendências compartilham uma coisa comum, uma reação contra o estilo romântico.

Sem comentários:

Enviar um comentário