Amadeo de Souza Cardoso, Almada
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Amadeo de Souza Cardoso, trou de la Serrure
Parto da Viola Bon Ménage, 1916 |
Amadeo de Souza Cardoso reflete na sua obra influências da arte estrangeira, devido aos longos períodos que passou fora de Portugal, o que lhe permitiu o contrato com o Pablo Picasso, Georges Braque e Robert Delaunay, entre outros. O Parto da Viola foi um dos quadros que lhe valeu a celebridade. Observamos nesta tela uma grande intensidade cromática e inúmeros objetos sobrepostos que sugerem a iconografia tradicional (potes e bilhas de barro, uma figura feminina- boneca popular) mas, simultaneamente, letras soltas e figuras geométricas. O objeto central da obra não é uma viola, como sugere o título, mas sim um violino, representado numa metade, a sugerir um perfil. É uma obra muito rica pela heterogeneidade dos elementos que a compõem, pela sobreposição e geometrização, assim como pelos jogos de luz e cor, sendo exemplo do Modernismo em Portugal.
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Interações, Português, 12º ano, Azóia F. e Santos F., Texto Editores
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