sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Frei de Luís de Sousa

Manuel de Sousa Coutinho, era o seu verdadeiro nome, nasceu em Santarém, cerca de 1555, erfilho do nobre Lopo de Sousa Coutinho e de uma senhora  da casa dos condes dos Marialvas. Enquanto fidalgo dedicado às Letras e às  Armas, seu pai influenciou profundamente a sua decisão de frequentar cursos regulares de Humanidades nos quais atingiu um elevado grau de cultura   literária que lhe permitiu prosseguir o caminho das Letras.

Romantismo

Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

Vida e Obra de Almeida Garret

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu com o nome de João Leitão da Silva no Porto a 4 de Fevereiro de 1799, filho segundo de António Bernardo da Silva Garrett, selador-mor da Alfândega do Porto, e Ana Augusta de Almeida Leitão.
Passou a sua infância, a altura em que alterou o seu nome para João Baptista da Silva Leitão, acrescentando o sobrenome Baptdo Douro (Vila Nova de Gaia), pertencente ao seu avô materno José Bento Leitão. Mais tarde viria a escrever a este propósito: "Nasci no Porto, mas criei-me em Gaia".
No período de sua adolescência foi viver para os Açores, na ilha Terceira, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal e onde era instruído pelo tio, D. Alexandre, bispo de Angra.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Texto Dramático



O texto dramático é um tipo de texto que é escrito para ser representado. Normalmente não tem narrador e nele predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vós).



É composto por dois tipos de texto:


1- Texto principal, que corresponde às falas dos actores. É composto por:



Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;

Diálogo – falas entre duas ou mais personagens;

Apartes – comentários de uma personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelo seu interlocutor.





2- Texto secundário (ou didascálias, ou indicações cénicas) que se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos actores.
O texto secundário é composto:
pela listagem inicial das personagens;

pela indicação do nome das personagens no início de cada fala;

pelas informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em actos, cenas ou quadros);

pelas indicações sobre o cenário e guarda roupa das personagens;

pelas indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras.